Durante a aula, foram tecidos comentários sobre a ontologia de fundamentação para modelagem de domínios sociais da UFO, a UFO-C.
Como forma de estudo, foi proposto a leitura do artigo “Using a Foundational Ontology for Reengineering a Software Process Ontology”, dos autores, Ana C. O. Bringuente, Ricardo A. Falbo, Giancarlo Guizzardi. Este artigo descreve um caso de uso da UFO-C no domínio de Engenharia de Software.
Abaixo segue descrito uma ficha de leitura feita pelo grupo para o artigo.
Referência Completa: “Using a Foundational Ontology for Reengineering a Software Process Ontology”, Ana C. O. Bringuente, Ricardo A. Falbo, Giancarlo Guizzardi, UFES;
Palavras-chave: UFO-C, Engenharia de Software, Software Process Ontology (SPO), reengenharia ontológica;
Resumo
- Foco do artigo
Referência Completa: “Using a Foundational Ontology for Reengineering a Software Process Ontology”, Ana C. O. Bringuente, Ricardo A. Falbo, Giancarlo Guizzardi, UFES;
Palavras-chave: UFO-C, Engenharia de Software, Software Process Ontology (SPO), reengenharia ontológica;
Resumo
- Foco do artigo
Aplicar a UFO a engenharia de software (Gerência de Projeto e Processos de Desenvolvimento de Software), através de uma reengenharia de conceitos.
- UFO-C
Está porção da UFO pode ser entendida como a ontologia das entidades sociais. Nesta ontologia de fundamentação é possível modelar agentes que tem poder de criar ações, perceber acontecimentos de eventos e possuir intenções próprias.
- SPO: Software Process Ontology (Falbo e Bertollo, 2009)
O trabalho trata de uma reengenharia na proposta do SPO. Sua pretensão é de reestruturá-la, utilizando a UFO-C para isso. Os autores do trabalho apresentam as ontologias iniciais de Falbo e Bertollo e tecem críticas a cerca delas. A partir disso, propõem modificações nestas ontologias, acrescentando conceitos definidos na UFO-C.
Este trabalho defende a ideia de que, utilizando de uma ontologia de fundamentação (UFO-C) que estruture a organização dos conceitos mais primitivos de um domínio social, seja possível evitar possíveis erros de modelagem, ou seja, que utilizando a UFO-C, seria possível verificar a falta de conceitos em uma modelagem (conceitos ocultos), bem como possíveis relacionamentos errôneos.
Principais ideias
- Uso da UFO-C como premissa para modelagem de ontologias cujo domínio seja de estruturas sociais.
- Utilização de padrões ontológicos para modelagem (uso de ontologias de fundamentação);
Aspectos Positivos
- Demonstrar a possibilidade de se descobrir conceitos não "percebidos" durante a modelagem, apenas utilizando uma ontologia de fundamentação como premissa de modelagem (Design Patterns);
- Demonstrar a aplicabilidade da UFO-C em um domínio real.
Aspectos Negativos
- Faltou demonstrar uma ontologia usando OntoUML, facilitaria a leitura.
Ideias que surgiram com a leitura
- A facilidade que pode se tornar a modelagem, tendo como base os padrões de modelagem ontológica (Design Patterns).
Nenhum comentário:
Postar um comentário